Colaboradores

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Projeto dirigido por Marcelo Rosenbaum muda realidade de Povoado Piauiense

Toca das Possibilidades, construída no ano de 2012


O Povoado Várzea Queimada, localizado no município de Jaicós-Piauí (358 km de Teresina), abriga uma comunidade de artesãos que tem conquistado seu espaço através da atividade artesanal desenvolvida por meio da criação de peças utilizando palha de carnaúba e borracha.

O grupo já existe há anos, mas passou a ter seu trabalho realmente conhecido e valorizado quando teve início no povoado o projeto A Gente Transforma (AGT), dirigido pelo designer Marcelo Rosenbaum, conhecido nacionalmente por sua participação no quadro “Lar Doce Lar” apresentado no programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo.

O AGT iniciou-se na Várzea Queimada no ano de 2012, quando uma equipe de designers, juntamente com os artesãos criaram as coleções Toca Palha e Toca Borracha, que foram tema do São Paulo Fashion Week daquele ano, e expostas no Salão do Móvel de Milão, conceituado evento de design. As coleções são compostas por peças como tapetes, bogoiós, colares, rosários e chaveiros.

Tapete feito com borracha
Peças produzidas com palha de carnaúba



No mesmo ano, foi construído no povoado um centro comunitário nomeado de “Toca das Possibilidades”, que foi projetado em conjunto pelos artesãos locais e a equipe do AGT.


Interior da Toca das Possibilidades


Como continuidade do projeto, o AGT levou ao Povoado a Expedição Garupa Chapada do Araripe, que aconteceu no mês de janeiro do ano corrente e teve como objetivo a preparação do povoado para ser um ponto turístico, construindo a estrutura necessária para o recebimento de visitantes.

Como resultado do projeto, foram produzidos também um livro e um documentário sobre as atividades desenvolvidas no povoado.













Nenhum comentário:

Postar um comentário