Colaboradores

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Cerâmica Serra da Capivara: do Piauí para o mundo





Produzidas por moradores dos povoados Barreirinho e Sítio do Mocó, zona rural do município de Coronel José Dias, as peças de Cerâmica Serra da Capivara são inspiradas nos desenhos rupestres da pré-história brasileira e comercializadas em mais de 30 lojas no Brasil e no exterior, colaborando assim para o desenvolvimento econômico e cultural da população dessas comunidades.
"Participei do início do projeto, década de 90, desde aquele momento ele marca uma mudança na região e principalmente na comunidade do Barreirinho. Boa parte das pessoas que trabalham na Cerâmica são das comunidades Barreirinho e Sítio do Mocó, muitos são ex-alunos das escolas que a FUMDHAM mantinha nos dois povoados. A Cerâmica, apesar de não ser uma prática tradicional daquela comunidade, tendo sido introduzida com o projeto social dos NACs (Núcleo de Apoio a Comunidade) numa parceria com o governo italiano (Terra Nuova) hoje faz e vai continuar fazendo a diferença para a população do entorno do Parque Nacional Serra da Capivara principalmente em termos econômicos e artístico-culturais", relatou a arqueóloga Cristiane Buco.
O projeto Cerâmica Artesanal, foi desenvolvido em 1922, por especialistas italianos e brasileiros.
Utilizando argilas encontradas na região, as peças são produzidas. Na primeira etapa é queimado o biscoito a 900° C de temperatura. Logo após, os desenhos rupestres são aplicados e imediatamente o esmalte, em seguida as peças vão novamente ao forno, agora a 1.265 ºC finalizando o processo de produção.
Processo de produção das peças

Aplicação das cores e desenhos


Através do projeto também são realizadas oficinas mensais para crianças e adolescentes do pró-arte FUMDHAM- projeto de arte e educação realizado com as comunidades no entorno do Parque Nacional.


                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário